top of page

HISTÓRIA

"Sky Peer to Peer"
​

Em Agosto de 2003, nasce a aplicação Skype, que significa "Sky Peer to Peer", do trabalho conjunto de Janus Friis, Niklas Zennstrom, Zahti Heinla, Priit Kasesalu e Jaan Tallinn.

​

Baseado na tecnologia peer-to-peer, as versões iniciais  do Skype tinham pouco mais funcionalidades para além de chamadas para telefones a a partir de um computador. Até que em 2005 sai a versão 2.0 Beta que veio revolucionar o mundo das comunicações à distância, pois pela primeira vez havia a possibilidade de comunicar através de videotelefonia de forma simples, prática e gratuita.

Nesse mesmo ano, a empresa eBay compra o Skype por 2.5 mil milhões de dólares, marcando uma nova etapa no desenvolvimento do Skype onde é alcançado um aspecto próximo do actual com as versões Skype 3.0 e Skype 3.1. É também nesta etapa que aparecem novas funcionalidades com Skypecasts (conferências até 100 utilizadores) e se abrem as portas para o uso desta aplicação no mundo profissional das redes de negócios e organizações a grande escala. Seguindo este caminho são ainda lançados o Skype Find e Skype Busines, mas em Setembro de 2008, o eBay abandona o projecto.

​

Isto abre o caminho para a terceira e actual etapa do Skype. Após o ingresso nos sistemas Windows, Mac e Linux, a integração do Facebook e a aposta em novos mercados como smartphones, smart TVs e consolas, em Maio de 2011, a Microsoft compra o Skype desta vez por 8.5 mil milhões de dólares.

bottom of page