top of page

COMPETIÇÃO

whatsapp.png
viber.png
google.png
​

Os primeiros nomes que pensamos quando se fala de aplicações direccionadas para a videotelefonia, além do Skype, provavelmente são estes três: WhatsApp, Viber e Google Duo. E não é de espantar que sejam precisamente estes que incorporam a Competição do Skype.

​

No entanto, pode não ser muito justo fazer uma comparação directa entre estas aplicações, uma vez que enquanto o Skype foi desenhado para ser utilizado primariamente num computador e num ambiente que privilegia a qualidade, as outras aplicações têm um foco diferente: o uso "light" associado às comunicações via smartphone, onde não é tão importante garantir um nível elevado de qualidade.

​

Com este contexto, é possível entender melhor os resultados que advêm da comparação entre as aplicações. Como seria expectável, o Skype é o vencedor no que respeita à qualidade das chamadas, oferta de funcionalidades (como partilha de ecrã, possibilidade de comunicar com não-utilizadores por um preço reduzido, possibilidade de fazer video-conferências com múltiplos utilizadores e partilha de ficheiros de diversos formatos), além de todas as ferramentas extra que vêm com as versões premium. Mas este aumento de qualidade tem um custo: taxa de transmissão. Para poder suportar estas ferramentas em maior quantidade e qualidade, o Skype utiliza uma taxa de transmissão superior que as outras aplicações, característica muito penalizada no domínio "light" dos smartphones e das comunicações vulgares do dia-a-dia.

​

Portanto, em conclusão, não é possível decidir qual a melhor aplicação sem especificar primeiro qual o objectivo, uma vez que a resposta depende muito dos aspectos que são mais valorizados.

bottom of page